Recall humano, é possível?

Recall é uma palavra inglesa cujo seu significado é "chamar de volta" ou ainda "recolha de material". Geralmente ocorre quando há a descoberta de problemas em determinados produtos. O recall nada mais é do que uma tentativa feita pelo fabricante, visando limitar suas responsabilidades por negligência corporativa, evitando assim danos à empresa fabricante e principalmente a seus usuários diretos.
Todos os dias, pelo mundo a fora, existem miliares de produtos sendo recolhidos para recall. Alguns são feitos com grande alarde, isso dá a impressão de que é uma indústria séria, outros na calada da noite, afim de evitar questionamentos incômodos. O fato é que um recall só ocorre após uma análise criteriosa sobre perdas e ganhos.
E quanto ao ser humano, é possível um recall? Acredito sim que, nesse mundo bagunçado onde vivemos, seja possível um recall no humano. Tudo tem conserto. Portanto, me recuso a acreditar que a raça humana não a tenha.

Frente a tantos problemas sociais, falta de investimentos, crescente corrupção, descrença generalizada, falta de respeito com a vida e a natureza, está mais do que comprovado que o 'produto' ser humano apresenta lotes defeituosos ou que danificaram-se ao longo do tempo.
A lógica impregnada até então, vem tornando o ser humano uma produto perigoso. Nocivo para si e para com todas as demais espécies. Não é essa a nossa vocação primordial. O ser humano foi gerado com a finalidade de cuidar, proteger, amar. E o que estamos fazendo?
Domingo passado um programa de tv expôs a forma de como algumas crianças americanas são 'educadas' na base da força e do grito, em rigorosos acampamentos militares. Ora, se um filho é  mal- educado, malcriado a culpa é de quem mesmo? Não se educa um filho ou uma nação com tratamentos de choque ou na base da força e do medo. O mais preocupante é que, segundo a pesquisa, 86% dos participantes concordam com tal metodologia.
É mais do que urgente que se faça um recall de nossos conceitos e atitudes. A mãe de todas as desgraças, é a descrença do humano no próprio ser humano.

Em ocasião ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, estendo aqui minhas felicitações. Mulheres, vocês são fenomenais! Parabéns.

2 comentários:

  1. Belo teu texto e esse recall se começasse não iria parar mais de tanto que há pra ser mudado! belas colocações as tuas, como sempre!

    Obrigadão pelo carinho pelo dia das mulheres! abraços, tudo de bom e felicidades às mulheres da tua família! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi chica,

    Há muito ruídos e questionamentos vindo à tona. Acredito que o recall já esteja acontecendo no pensar de cada um. Precisamos acreditar em dias melhores.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.