Registro de nossos antepassados.

Manter o registro de nossos antepassados é mantê-los vivos.
Registro do censo Argentino de 1855


No México existe uma crença de que cada pessoa morre três vezes...
A primeira acontece no momento em que as suas funções vitais param de funcionar.
A segunda morte acontece no momento em que o seu corpo é sepultado.
A terceira morte acontece no futuro, no momento em que o nome do falecido é lembrado e pronunciado pela última vez.
Aí então a pessoa realmente está morta.
Enquanto alguém manter algum registro e lembrar de seus ancestrais, estes não estarão completamente mortos.
Podemos ter o mesmo nome em comum, porém o nosso diferencial está no sobrenome Alcará.
Esse sobrenome é o que nos identifica, nos distingue das demais pessoas. O sobrenome não é um simples rótulo, mas sim representa toda uma história de tradição e de vida. Através do sobrenome podemos descobrir  de onde surgiram  os nossos ancestrais, para onde partiram, suas histórias, lendas e aventuras. É o legado mais importante que podemos deixar para as futuras gerações de Alcará.
O documento acima (clique no documento para aumentar), refere-se ao censo Argentino do ano de 1855. Os Alcaras presente neste documento, por ordem de numeração são: 3) José Alcara, 4) Juana Alcara, 5) Pastor Alcara, 6) Francisca Alcara, 7) Gregório Alcara, 8) Pedro Alcara, 9) Maria Alcara.

O total de dados disponível que tenho até o presente momento, envolvendo o sobrenome Alcará é de 3.827 nomes. Dados de censos, batizados, casamentos e óbitos nos seguintes países: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Itália, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Caso algum Alcará tenha interesse em algum nome específico, favor use a caixa de comentários abaixo e solicite o nome de seu ancestral, quem sabe ele já esteja em uma de minhas listas e o mais importante é de graça.

15 comentários:

  1. Nestor você poderia me mandar por e-mail os ancestral do meu pai jose jaci alcara. Valeu um Abraço. Marcio Acara

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio,
    Sua Genealogia por parte de seu pai é a seguinte:

    Filho: Márcio Alcará.
    Pais: José Jaci Alcará e Noemia Catarina Eberhardt.
    Avôs: Jovenal Gonçalves Alcará e Claudina Bebndt.
    Bisavôs: Baldoino Alcará e Angélica Gonçalves.
    Tataravôs: João Alcará e Elisa Faile.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A genealogia brasileira, como esta esta quase completa, quando termina?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    Para efeitos legais de dupla cidadania, a genealogia termina nos trisavós. Para quem é curioso e deseja saber se seus ancestrais pertenceram a alguma monarquia, santo ofício, cavaleiros templários, cruzadas... a genealogia nunca termina. Sempre é possível retroceder ao tempo.
    Obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  5. oi sou denise!
    filha de olinda alcará e doralino manuel schabat,
    meus avós maternos são jovenal gonçalves alcará e claudina bebndt
    meus tio são décio e jaci.
    Meu end.
    Rua Boa Esperança 2095 casa 113
    Bairro Rio Branco-Canoas-rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise, que bom que você nos encontrou.Seus pais são meus primos, Eles estão bem? Sou filho de Tomaz Alcará, irmão de seu avô Jovenal. Moro em Bento Gonçalves, quem sabe combinamos uma visita.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Mais dados sobre a nossa família você vai encontrar no tópico Genealogia na lateral do nosso blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá Denise!!Sou Margarete Alcará, filha de Jaci,por acaso tens email ou msn para entrarmos em contato?Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcio!
    Meus pais já são falecido, minha mãe faleceu em 20/05/2003 e meu pai em 12/11/2007. tenho 03 irmão e 4 irmã que são Aila, Alvair, Alair, Anair,José,Sergio,Jane. os meus irmão moram em Capela de Santana-RS, 3 irmã moram em PALMITINHO-RS onde a gente nasceu,e a outra em Portão-RS. Podemos marcar.
    Meu telefone é 34643634 ou 99394160.
    ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  10. OI MARGARETE! meu deniseschabat@gmail.com
    telefone 34643634 ou 99394160

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi denise tudo bem
    O meu pai ja é falecido, mas ainda viva graças a deus, ela mora em são jose do cedro, com uma das irmas (maurivani) e um irmão (marcos) eu mora atualmente em rio do sul, sc, a minha irma margarete tambem mora em rio do sul, sc

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Você tem alguma informação da genealogia de meus avós Reinaldo Alcará e Luiza Vetorazzi Alcará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, como vai? Vou dar uma olhada, se encontrar algo lhe aviso. De que estado, região você é?

      Excluir
  13. Oi meu pai é Pedro Alcará, filho de Albino Alcará, vc terias os antepassados dele..
    Meu nome é Angélica Alcará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica. Obrigado pela presença em nosso blog. De que estado são seu pai e avô Albino?

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.