Hospedaria Ilha das Flores

Hospedaria do Imigrante Ilha das Flores R.J.
Ponto de chegada dos imigrantes.
Na esperança de encontrar os dados de nossos ancestrais que, povoaram o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, iniciei nesta semana a pesquisa de dados na Hospedaria do Imigrante Ilha das Flores, Rio de Janeiro.
Os primeiros registros de entrada de imigrantes na hospedaria, datam o ano de   1877, e a série vai até 1913. São livros grandes, logicamente escritos à mão,   com colunas para números de ordem, porto de embarque no país de origem,  nome, idade, sexo, parentesco dentro do grupo familiar, nacionalidade, profissão e destino.


Refeitório da Hospedaria Ilha das Flores
O total de registros de navios, chegados de diversas partes do mundo, até então disponíveis para consultas na Hospedaria Ilha das Flores, somam 5.107 navios. Navios a vapores que navegavam por meses e traziam, às vezes mais de mil imigrantes cada. Eram crianças, adultos e idosos que vinham em busca de uma nova vida na América. 
São esses navios que comecei a vasculhar em busca de nossos antepassados. Sei que o desafio é enorme e requer muita paciência e dedicação, pois são centenas de milhares de imigrantes que aqui passaram. Sei também que posso não encontrar nenhum dado em relação aos Alcara, pois muitos imigrantes que aqui chegaram, por motivos diversos, não se juntaram às levas da hospedaria. 
No momento em que encontrar alguns dados de nossa brava gente, compartilharei aqui com todos.



4 comentários:

  1. hola! mi nombre es **** Schmidt, tengo un pasaporte de mis abuelos que todo indica han desembarcados en ilha das flores pues como indica el sello de esa hospedaria que lleva el pasaparte, el sello dice 28 de junio de 1932 ilha das flores,mi abuelo se llamaba Albert Schmidt, quisiera obtener una lista para saber realmente si han desembarcados allí, mis abuelos eran alemanes provenientes de Harbin China, las paginas dan muy pocas informaciones bueno practicamente todas dicen lo mismo creo que tendre que irme personalmente a rio para averiguar la cuestión

    ResponderExcluir
  2. Olá Schmidt, Obrigado por sua visita. Você pode pesquisar os navios de passageiros que chegaram ao porto de Rio de Janeiro pela internet. Vá ao site: http://www.an.gov.br/sian/inicial.asp clique multinivel, pesquisa multinivel, vá na parte inferior direita e vá para a sessão 2(C-D), clique na seta ao lado do ítem "Divisão de polícia Marítima, aérea e de fronteiras" depois aperte a seta do ítem "Relações de passageiros em vapores" depois aperte a seta do ítem "Porto do Rio de Janeiro" finalmente apertar a lupa de cada navio e apertar na próxima página acima "arquivo digital" aguarde e aperte a nova lupa e terá a relação dos passageiros com a respectiva procedência, data de embarque e nome do navio. É necessário ter instalado o Adobe Reader.Boa pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Nestor Alcara e Schmidt,

    Fui recentemente ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. As relaçoes de passageiros em vapores podem ser localizadas da maneira como vc falou. Porém, o Arquivo Nacional também possui os livros de registro de entrada da imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores. Estes livros foram escaneados e, de acordo com o funcionario que me atendeu, só podem ser consultados pessoalmente no Arquivo Nacional. Portanto, estes livros não podem ser acessados através da página do Arquivo Nacional. Eu não imaginava que esses livros existissem em formato digital e tive que pesquisá-los porque o livro de passageiros do vapor de meus antepassados foi escaneado com baixa resolução e os nomes ficaram ilegíveis.

    Também recomendo uma pesquisa no seguinte endereço do Arquivo Nacional:

    http://www.an.gov.br/rvbndes/menu/menu.php

    Abracos

    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por sua contribuição Alexandre.
    Sucesso em sua pesquisa.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.