Imigrantes Alcará nos Estados Unidos

Em busca de novas terras.
O fluxo de italianos para os Estados Unidos teve seu auge por volta de 1780. A Itália enfrentava uma de suas maiores crises com altas taxas de natalidade, baixos salários, tarifas de produtos elevados, desflorestamentos, erosão do solo e falta de boa terra para o cultivo. Em 1890 o enxofre foi descoberto no Texas, esta descoberta acabou fechando a principal indústria de mineração sulfúrica da Sicilia, fazendo com que um grande número de italianos fossem procurar uma vida melhor na América.
Os Alcara começaram a migrar da Itália para o Estados Unidos  a partir de 1903 onde constituiram suas famílias e ajudaram a construir o que hoje é os Estados Unidos.

Os pioneiros da família Alcara que imigraram da Itália para os Estados Unidos foram:

         Fonte: Fundação Ellis Island.org

Para os americanos mais estabelecidos, os imigrantes italianos tinham o estereótipo de sujos, analfabetos, criminosos, agitadores sindicais e anarquistas. Durante a Segunda Guerra Mundial, italianos que não tinham completado o processo de naturalização foram categorizados de Enemy Aliens (imigrantes inimigos). Muitos eram barrados de certas áreas restritas e até expulsos de suas casas. Mais de um milhão de  ítalo-americanos serviram durante a Segunda Guerra Mundial e uma média de mil italianos  considerado pessoas de alto risco, foram mantidos em um campo de concentração militar em Missoula Montana.

Embarações:
Conheça alguns dos vapores que transportaram os antepassados da Familia Alcara. Esse vapor foi criado por Scott Shipbuiding & Engineering Company. Greenock na Escócia em 1889. Seu peso bruto é de 2.900 toneladas, comprimento de 363 metros por 42 metros de largura e velocidade de 12 nós. Capacidade para 1.175 passageiros, sendo que  25 de primeira classe e 1.150 de terceira classe.
Foi construido para o Governo Português com o nome de Rei de Portugal. Em 1902 foi vendido ao principe Line e rebatizado como Principe Napolitano. Em 1911 passou a servir a Companhia de Navegação Mixzte Line e recebeu o nome de Manouba. Foi desmanchado na Itália em 1929.
Viajou com esse vapor em 1905 de Palermo aos Estados Unidos Francesco Alcara (20 anos) e mais 426 passageiros.
Em 1906, partiram da Borgia, Itália com esse mesmo vapor, os imigrantes  Giovanni Alcara (5 anos), Maria Alcara (13 anos), Pietro Alcara (14 anos) e Elisabetta Alcara (21 anos) e mais 296 passageiros.

Este é o Vapor Itália que transportou  a imigrante Maria Tereza Alcara (34 anos) de Olivadi Itália até o porto de Nova Iorque, Estados Unidos. A embarcação partiu da Itália no dia 09 de setembro de 1911 com 255 passageiros.

Este é o vapor Hamburg que partiu da Itália porto de Palermo, rumo ao porto de Nova Iorque no dia 07 de novembro de 1911 transportando a imigrante Giuseppa Alcara.



Ficha de controle de desembarque nos Estados Unidos
Para todo o imigrante que chegasse aos portos dos Estados Unidos era gerado um cadastro com o nome, sobrenome, idade, sexo, estado cívil, nascionalidade, residência de origem, porto de embarque e desembarque , nome da embacação e data de chegada.
Ao lado, como modelo cito o registro original do cadastro de chegada da imigrante Giuseppa Alcara. Os Estados Unidos sempre tiveram um controle rigoroso sobre qualquer imigrante que chegasse aquele país, e isso nos permite nos dias de hoje buscar a origem de nossos ancestrais. No Brasil ao contrário, é muito difícil coneguir documentos originais, somente com muito esforço e dedicação. Muitos documentos já se perderam por falta de cuidados e um grande número de  imigrantes não foram cadastrados durante a sua chegada de desembarque nos portos brasileiros,  passando a viver como clandestinos ou ilegais.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante,pois sou casada com um dos Alcará e gostaria de saber se voce tem conhecimento do nome Domingos Alcará, pois meu sogro era Domingos Alcará Filho. e não temos quase nenhuma historía para passarmos para os nossos filhos.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Conceição como vai? Tenho os seguintes dados sobre Domingos Alcara.
    Domenico Alcara - Italiano 1875
    Domingos Alcara - Argentino 1881
    Domingos Alcara - Argentino 1788
    Domingos Alcara - Espanhol 1888

    Abraços.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.