Imigrantes Alcara vindos da Espanha

Fonte: Museu do Imigrante São Paulo.
Os primeiros espanhóis chegaram ao Brasil na década de 1880. Estima-se, que entre 1880 e 1960, mais de 750 mil espanhóis imigraram para o Brasil. A cultura cafeeira se expandia rapidamente no Brasil e a riqueza gerada pelo café acabou por seduzir milhares de espanhóis que partiram para o Brasil à procura de uma vida nova. Os espanhóis foram atraídos ao Brasil com a finalidade de substituir a mão-de-obra italiana no cultivo e colheita do café.
A Guerra Civil Espanhola 1936 - 1939, contribuiu muito para o intenso fluxo de espanhóis que fugiram para o Brasil e outros países como Argentina, Uruguai e Cuba.
Cerca de 78% dos espanhóis que chegaram ao Brasil, a maioria se estabeleceram nas fazendas de café em São Paulo, o restante se espalharam para o Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Trem com imigrantes vindo do porto de Santos para a hospedaria.
Os imigrantes com destino a São Paulo desembarcavam diretamente no Porto de Santos, e subiam a serra de trem com destino à estação situada literalmente dentro da Hospedaria dos Imigrantes. Quem não era contratado passavam algum tempo na hospedaria  até encontrar serviços geralmente em uma das inúmeras fazendas de café. A Hospedaria dos Imigrantes, é conhecida  hoje, como Memorial do Imigrante.

Famílias de imigrantes em frente a hospedaria. São Paulo 1908.
O porto de maior movimento nos anos da grande imigração 1880 - 1910, foi sem dúvida, o de Rio de Janeiro, sobretudo porque lá desembarcavam imigrantes com destino a Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Os que vinham contratado por Minas Gerais, seguiam de trem até Juiz de Fora, e os destinados ao sul do Brasil eram embarcados em navios de cabotagem (costeiros) que transportavam  até  seus destinos.

Movimentação de imigrantes no Porto de Rio de Janeiro 1880.
Caso algum Alcara seja descendente de algum dos imigrantes acima e queira a certidão ou registro de desembarque, favor entrar em contato utilizando o link de comentários.


6 comentários:

  1. Gostei do seu blog, parabens por dedicar seu tempo neste espaço que atraves dele podemos conhecer muito sobre nossa historia.Valeu nestor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita, tudo bem?
    Obrigado pelos elogios.
    Esse é o espaço de nossa família e seja bem-vinda.
    Dia 22 de setembro de 2012 teremos o nosso primeiro encontro da família Alcará, sinta-se convidada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Meu bisavo era Isidro mendes martins Alcara irmão de Francisca onde encontro estes documentos? Meu nome éjuliana e email julypops@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem?
      Obrigado pelo interesse em nosso sobrenome.
      Quanto mais dados você tiver de seu bisavô, (origem, datas, irmãos...)mais fácil será a pesquisa.

      Vou dar uma olhada nas listas que tenho e qualquer coisa lhe passo por e-mail.
      Abraços.

      Excluir
  4. Boa tarde Nestor Alcará,
    meu nome é Savio Vilalba Motta
    Talvez possa me ajudar em uma curiosidade;
    Minha vó hoje tem 94 anos
    Joana de la Cruz Silva Vilalba, quando lhe pergunto quem foi sua Vó ela me diz: - Catarina Alcará
    Alguém com essa Sra. ?
    Grato um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Savio,
      Sabe informar de onde veio sua avó Joana, ou onde ela nasceu? Para pesquisar o nome de "Catarina Alcará" precisa-se de alguns dados como nacionalidade, possível país de origem e outros dados que tenha. Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.