Estações e fases

Sem muito alarde, sem pedir licença, o mês de abril se despede. Ao oferecer 30 dias a disposição, cumpriu bem sua missão, dentro do calendário. Se foi bom ou ruim, que isso não recaia sobre o mês que ficou para trás.
Certamente, muita gente nem viu o abril passar, muito menos as marcas que deixou, "o tempo passa voando", é o que mais se escuta por ai...
O outono, estação vivida, segue a mesma lógica, porém suas marcas são mais visíveis: derruba muitas folhas e troca a tonalidade de outras. Pode se dizer que o outono é a estação das despedidas. Existem folhas que se soltam para alcançar um lugar longínquo. A próxima estação é o inverno, esta sim, impacta sem dó: rouba a seiva, obriga o ressecamento, só os de raiz profunda sobrevivem. Ainda bem, que logo adiante existe a primavera para contar outras histórias e inspirar outros sentimentos.

Mesmo que, o outono ou o inverno possam derrubar folhas e flores, a primavera as repõem de modo criativo, com uma perfeição e beleza sem igual. Que exemplos maravilhosos temos na natureza, não é mesmo? E, se a gente conseguisse imitar um pouquinho as estações? Certamente, não teríamos tantos desencontros e nem desencantos.
Algumas pessoas preferem viver na mais pura racionalidade, não admitem expressar emoções, preferem a frieza das palavras e nunca saem de seu inverno astral. Outras, não dá nem para dirigir o olhar que já lhe apresentam um rol de ressentimentos. A natureza sempre busca por equilíbrio. Com o ser humano, não é diferente. Encontrar o equilíbrio é condição para provar o sabor da vida. Parece estranho, mas sim, a vida tem sabor, viu! Somente quem experimenta as alternâncias dos momentos e aceita que as rosas tenham espinhos consegue saborear as etapas existenciais.

Abraços

8 comentários:

  1. Saber viver e bem aproveitar em cada fase e cada nova estação que se apresenta nos nossos dias! Precisamos disso! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi chica,

      Saber viver nada mais é do que encontrar um equilíbrio entre a razão e a emoção. Abraços.

      Excluir
  2. E que venha Maio com toda sua alegria

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nestou, como vai?
    Tem razão, abril passou voando e foi beeem cansativo... a partir do momento em que passei a prestar atenção na natureza relacionando com a vida, percebi que também temos estações, a fase do recolhimento, a fase do renascimento, a fase de sol... mas quando a pessoa se fecha em inverno e passa o tempo todo buscando disfarçar o que sente, é como se estivesse indo contra o impulso natural de florescer e sorrir para a vida.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, "se foi cansativo"que bom que passou voando.
      O grande gerador de frustrações é acreditar que o outro é estático, imutável. Embora cada ser possui em si uma carga de valores e princípios que o norteiam sua conduta principal, somos feito de fases. Assim como na natureza as fases vem e vão, com o humano não deveria ser diferente. Devemos ter cautela com pessoas que vivem muito tempo fechada em seu inverno. É provável que não queiram ou não mereçam um lindo dia de sol.
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá Nestor,

    Muito bem colocado.
    Eu sinto o tempo voar e custo a acreditar que já estamos em maio. O outono é uma bela estação, mas não consigo desvinculá-lo de um sentimento nostálgico. Talvez por ver esta despedida das flores, que dão tanto brilho à Primavera, a ponto de contagiar o nosso estado de ânimo. A natureza nos traz ótimos exemplos e mostra que há um tempo para cada coisa, seja boa ou não. Então, que saibamos desfrutar, com equilíbrio e sabedoria, cada fase da nossa existência, ou estação da vida, pois todas trazem beleza e ensinamento.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vera!
      Há pessoas que não conseguem ver o tempo passar devido seu grande comprometimento com aquilo que lhes fazem bem. Outras ficam torcendo para que o dia, o mês termine logo. Tudo é uma questão de escolhas e fases da vida.
      Abraços.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.