Querer, precisar, merecer

Olá, hoje é um dia de despedida. Encerram-se neste dia as atividades do mês de outubro. Foi bom? Foi ruim? O que precisa ser melhorado? Você conseguiu tudo o que queria no transcorrer do mês de outubro? Você realmente precisou de tudo o que queria? Que méritos tem você para merecer tudo o que deseja? Perguntas inquietantes para um final de outubro rosa! Vamos com calma, desejo a você que esse último dia do mês seja cheio de doces, travessuras e o que mais merecer...
Há certas ocasiões na vida em que precisamos esquecer o que queremos para poder começar a entender o que realmente merecemos. Para mim, a questão do mérito tem um significado e tanto. Quando se alcança algo por merecimento, a sensação é plena, a alma sente-se feliz. Quantas medalhas a gente vê sendo distribuídas à quem não merece! Quanto heróis sem medalhas a gente percebe por esse mundo a fora, trabalhando de maneira honesta e na mais profunda humildade. As pessoas humildes sempre questionam-se se realmente querem, precisam ou merecem o que estão buscando e recebendo.

O transcorrer dos dias pode nos favorecer a termos uma certa percepção entre o querer, o precisar e o merecer. A dificuldade maior, é que a gente sempre quer mais e mais. Dificilmente damos uma trégua e nos questionamos se precisamos e merecemos. A insatisfação crescente, a falta de sentido na vida, não deixam de ser termômetros das buscas humanas. Quem quer demais, talvez acabe vibrando menos, na hora da conquista.
É ilusão pensar que o querer material possa preencher totalmente nossas buscas mais profundas. A vida não requer muitas coisas para realizar-se.  Porém, estamos querendo muito, além do necessário. O pulsar, o sentir da vida, o conviver intensamente, começa acontecer quando nosso querer se transforma em perguntas: Será que eu preciso mesmo? Será que eu mereço isso?

Que seus méritos sejam reconhecidos. Abraços.

8 comentários:

  1. Puxa, que maravilha de texto e nos faz mesmo refletir. Queremos, queremos e nem precisamos !
    Tantos quereres que só complicam nosso viver! abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. O querer demais sem uma reflexão do que realmente precisamos, pode nos levar a ter algumas frustrações. Frustrações nos impedem de evoluir com serenidade.

    Abraços, chica.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nestor, como vai. É importante o sber olhar para o momento e agradecer. Penso que o que temos no momento é o que é possível ter, o que não significa que não é saudável buscar sonhos... o problema é que em geral, quem merece mais acha que não merece, e o que não merece sempre quer mais. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      Gratidão, geralmente é reflexo de pessoas humildes. Sonhos, é o que nos movimenta para o amanhã, ninguém consegue sobreviver sem. Quanto ao merecimento, para que ocorra, é preciso fazer a nossa parte.
      Abraço.

      Excluir
  4. Tbm acho que quem quer demais vibra menos qdo conquista.
    Excelente texto e reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,

      Algumas pessoas idealizam grandes projetos ou grandes amores e querem que isso aconteça quase que de forma automática. Esquecem que as grandes conquistas devem ser conquistadas a partir de pequenas conquistas do dia-a-dia. Muitos desanimam e abandonam seus sonhos.
      Abraços.

      Excluir
  5. Olá Nestor,

    Ainda vivemos num mundo onde o 'ter', merecido ou não, se sobrepõe ao 'ser'. Na falta de preenchimento do 'ser', a busca pelo ter é desenfreada e funciona como terapia ou 'tapa buracos'.
    Tudo que se alcança por merecimento é gratificante e tem um sabor especial, pois percebemos que somos capazes de atingir metas e sonhos se nos empenharmos de corpo e alma.
    Ótima reflexão!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera,

      Acredito que por mais que se preencha a vida de alguém ou a própria vida com o "ter", sempre irá faltar algo. O 'ter' deve ser complemento aditivo do 'ser'.
      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.