Simplicidade


Definitivamente sou apaixonado por tudo o que é simples! Querem saber porque? Porque tudo o que é bonito tende a ser simples. Acredito que a beleza e a simplicidade andam de braços dados. 
É que a gente não tem muito tempo para observar a natureza, os jardins, as praças de nossa cidade. Há uma lógica silenciosa onde a vida se ocupa somente em ser o que é. Não há conflitos entre os cactos, as minhas roseiras não sofrem de angustia e minhas orquídeas não sabem o que é ansiedade. Simplesmente cumprem o seu destino de florirem ao seu tempo e se despedirem quando é chegada a hora. São simples e belas.
Temos muito o que aprender ou reaprender com a natureza. Ela não necessita de outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Você não vê desperdício de forças, dispersão de energias. Há um sincronismo onde tudo concorre para a realização do instante vivido.

A simplicidade é uma forma de leveza que nas relações humanas, faz toda a diferença. Uma pessoa que cultiva a simplicidade tem maior facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não perde muito o seu tempo em confusões ou por pouca coisa.  Dedica-se verdadeiramente aquilo que vale à pena. 
Gosto de pessoas simples. Elas se encantam com as coisas menores, ficam felizes da vida quando recebem um presente simbólico sem muito valor material, algumas choram feito crianças... Por isso é tão fácil presentear pessoas simples. A simplicidade capacita as pessoas para perceberem que nem tudo gira em torno do materialismo.

Ser simples é compreender e retornar ao estado mais puro de nossa realidade. É andar leve. É não ter vergonha de ser o que se é.
No momento em que simplificamos a vida, a felicidade chegará mais depressa em nossa casa.

14 comentários:

  1. Lindo isso.Também valorizo a simplicidade na minha vida.Faz muto bem! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi chica,
    Pessoas de vida simples, vivem mais e felizes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estimado Nestor, por isso há afinidades entre nós dois: eu tambem me sinto bem na simplicidade. Eu sinto leveza e talvez seja um dos motivos para que eu sempre esteja sorrindo.

    Parabens pelo texto. Perfeito.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissym.

      Certamente, a leveza proporcionada pela simplicidade, entre tantas coisas boas, estampa belos sorrisos.

      Continue assim.
      Abraços.

      Excluir
  4. Eu também sou simplicidade esporte clube, sim senhor! Tudo flui mais natural e prazerosamente quando optamos por descomplicar. Quiséramos ter sabedoria suficiente pra fazermos isso por um bocado maior de tempo.

    Abraço, Nestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há que se ter uma certa dose de auto controle, um bocado de espiritualidade para que se possa adquirir sabedoria e simplicidade.

      Abração, Milene.

      Excluir

  5. Olá Nestor,

    A cada dia que passa mais me convenço de que a beleza e a felicidade estão na simplicidade, tanto nas coisas quanto na nossa maneira de ser. Simplicidade traz leveza. E concordo que precisamos mesmo aprender com a bela natureza, que vive nos trazendo grandes lições de bem viver.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Vera?

      O ser humano tem essa mania de criar rótulos, máscaras tentando fugir de sua real realidade. Quem consegue livrar-se dessa parafernalha, acaba descobrindo um mundo novo e mais feliz.

      Abraços.

      Excluir
  6. Simplismente maravilhoso este texto....
    Gostoso de ler....
    De uma leveza,senti a natureza perto de mim....
    Simplicidade é tudo para ser feliz....
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Concluiu muito bem seu comentário: "Simplicidade é tudo para ser feliz."

      Abraços.

      Excluir
  7. Oi, Nestor! Já deve imaginar que adorei sue texto. Sabe, sempre tive uma tendência para a simplicidade, mas depois de passar alguns percalços no decorrer da vida, descobri que a simplicidade é um hábito a ser cultivado. Vivemos em um mundo que valoriza a ostentação, e isso sobrecarrega demais o indivíduo, que deseja atender as expectativas da sociedade e esquece que para ser feliz é preciso saber olhar para o que está em nossa volta.
    Simplicidade se conquista...uma bela conquista, por sinal. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      Com o passar do tempo e dos anos, a vida nos convida a retornar à simplicidade.
      Quando descomplicamos problemas, tudo passa a fluir com leveza e sentido.

      Abração.

      Excluir
  8. Ei Nestor...

    É na simplicidade que se destacam os maiores sentimentos de uma pessoa, ser simples é ser nobre ....

    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Oi Cecília!

    Pessoas simples não tem medo nem vergonha de ser o que se é. Devido a isso, tudo flui com mais leveza, inclusive os sentimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.