Confiança

Não é raro encontrarmos pessoas vagando sem rumo, sofrendo por amor, desiludidas, sem esperança,  muitas já perderam a sua própria fé e confiança no amor. 
Acredito muito no ser humano, porém vejo-o como um mistério que se dá a conhecer até certo ponto ou interesses convenientes. 
E quando você descobre que as pessoas que pareciam ser seus amigos sinceros, que você as considerava e confiava muito, lhe traíram sem qualquer piedade ou remorso? Isso acontece muito no mundo dos negócios, nas empresas e nos relacionamentos. Às vezes pessoas que amamos e admiramos, certo dia nos deram ou podem nos dar uma bela rasteira. Muitas vezes o impacto é tão grande que a única frase que nos vem na mente é: Sinceramente, eu não esperava isso de você! 
Quando isso acontece, só nos resta uma saída; continuar lutando, acreditando em nossa jornada, em nosso potencial, mesmo sozinho,  com o coração machucado, a vida deve continuar.
Rousseau, filósofo do século XVIII, afirmou que: "O homem é bom por natureza, é a sociedade que o corrompe." 
De fato, a essência do homem é boa, porque o mesmo faz parte da natureza, e o Criador a fez perfeita. 
Por que então, existem pessoas ruins que nos fazem sofrer? Como distinguir quem é bom de quem é corrompido?
 O ser humano, dotado de sua razão (talvez esteja aí a origem do mal), é o único ser que consegue e tem a liberdade de decidir. Suas decisões, para o bem ou para o mal, dependem de sua escala de valores. 
Pessoas que acreditam que os fins justificam os meios, geralmente são insensíveis, frias, calculistas e materialistas.  Podem causar um grande estrago à pessoas queridas ao seu redor, inclusive traindo sua confiança.
Independente das pessoas que estão ao nosso redor e do estado em que nos encontramos precisamos avançar, quem sabe olhar as coisa com um novo olhar, admirar um por de sol, uma noite estrelada, a simplicidade do vento batendo em nosso rosto, sentir a natureza que nos chama para a vida. Evoluir é a razão de nosso existir.

3 comentários:

  1. Será mesmo que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe
    Se ta sociedade tivesse o poder de corromper todos os homens que nascem... Ai de nós!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo. Penso que confiar seja fundamental, partindo da premissa de que a confiança é a base para o sucesso de qualquer relacionamento. Mas aí precisa saber, o que confiar e a quem confiar. Somente na santíssima trindade é que devemos confiar tudo, sem restrições. Abraços fraternas. Kaoma

    ResponderExcluir
  3. Nobre professor,
    Acredito que todo o ser humano nasce bom por sua natureza. A sociedade ou o meio em que ele se inserir é que vai determinar a sua conduta de vida para o bem ou para o mal, uma vida de valores ou de contravenções.

    Kaoma,
    Precisamos confiar sim, acreditar sempre. A confiança na Santíssima Trindade, só é possível através da Fé.Como confiar em um Deus que se diz Uno e se divide em Três?(Deus pai, Deus filho e Deus Espirito Santo)Esse é um mistério que se responde através da fé.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.