Esperança e dias melhores

Hoje escutei uma música cantada pela banda Jota Quest. A letra da melodia foi um dos motivos que me levou a escrever esta postagem. A música chama-se: Dias melhores. "Vivemos esperando dias melhores, o dia em que seremos melhores, melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo."
Realmente, nós brasileiros somos um povo movido pela esperança. A esperança, a utopia, os sonhos são essenciais para nós, é o que nos impulsiona a lutar por um mundo mais justo e humano. Sabemos que nem sempre o real se aproxima do ideal desejado, no entanto, acreditamos sempre que podemos ir além e chegar mais longe.
É claro que não é nada fácil manter a esperança frente à dureza do cotidiano, mas é impossível pensarmos uma vida verdadeiramente humana sem esperança. A função da esperança é justamente a de não nos deixar acomodar e se conformar com a situação em que vivemos.

Vivemos o aqui, o presente, à espera do que virá, do que ainda não é, mas poderá ser. Somos um projeto infinito, seres da esperança.
Vivemos o já realizado, sempre na espera do que ainda não realizamos, mas que poderá se realizar dentro da história e do tempo. Sabemos que enquanto há vida, há esperança. A esperança é uma espécie de imperativo existencial em nossas vidas.
O futuro de nossas gerações parece obscuro, e é evidente que não se podemos mais,"tapar o sol com a peneira".
Todos estamos descontentes e frustrados, por exemplo, com a política que temos hoje. Há uma mistura de cansaço e indignação frente a tal realidade. O que ameaça a humanidade é esse cansaço existencial, a vontade de desistir, de largar tudo.
Eu ainda tenho esperança e quero um mundo melhor. Não acredito que todos os contraventores são iguais, isso é conversa de quem já "jogou a toalha". Em todos os espaços há pessoas que seguem sua profissão com ética e honestidade. São verdadeiros exemplos de bondade e humanidade. É isso que me faz ver que nem tudo está perdido e que nosso mundo tem solução.
Precisamos denunciar as injustiças sim, mas também divulgar bons exemplos, boas ações e educar as futuras gerações para os valores do bem, da justiça, do respeito à vida e da outra pessoa.
Enquanto existir esperança, dias melhores virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.