Páscoa, coelhos e ovos

                     Reflexão sobre o sentido da Páscoa
"Coelhinho da páscoa que trazes prá mim, um ovo, dois ovos, três ovos assim... um ovo, dois ovos, três ovos assim." 


Quem nunca cantou essa música, que atire o primeiro coelho!
Mas o que tem a ver Páscoa com coelhos e ovos? 
Páscoa é uma coisa, coelho é outra coisa e ovo é outra coisa também. Crianças, coelho não coloca ovo e muito menos de chocolate!
A Páscoa é uma das datas comemorativas  mais importante entre as culturas ocidentais. O termo Páscoa é de origem religiosa e vem do latim, Pascae.  entre os gregos, era conhecido como Paska, e a origem mais antiga vem do povo hebreu,  era chamada de Pesach. Todos esses termos possui um único significado: Passagem.
Entre os judeus, a Páscoa é celebrada em memória ao êxodo deste povo que estavam aprisionados por muitos  anos a serviços dos  Farós no Egito. A libertação e passagem para uma vida nova deste povo, ocorreu por volta do ano de 1250 a.C.
A Páscoa Judaica, está relacionada também com a fuga do povo hebreu do Egito, que liderados por Moises,  cruzaram o Mar Vermelho em busca de uma vida melhor.
Nesta data os judeus fazem e comem o matzá, uma espécie de pão sem fermento, para simbolizar a rápida fuga do Egito, quando não houve tempo de fermentar a massa do pão.

Para os cristãos e para mim, a Páscoa é celebrada em memória a ressurreição de Jesus Cristo. É o Cristo que após cumprir a sua missão e doar a vida por todos, desce da Cruz, uni-se corpo e alma e vai ao encontro do Pai. A celebração da Páscoa, para os cristãos, inicia-se com a Semana Santa, no Domingo de Ramos, e marca a entrada de Jesus Cristo, na cidade de Jerusalém. É um momento de reflexão e questionamentos sobre a nossa missão neste mundo. O que estamos fazendo por aqui?

Mas e o coelhinho e os ovos, o que tem a ver com a Páscoa?
A figura do coelho e dos ovos, estão  presentes de maneira simbólica à esta data festiva, pelo fato de que representam a fertilidade. Fertilidade para os povos antigos era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida. 
No Egito Antigo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Portanto, para  judeus e cristãos, a figura do coelho e do ovo, simbolizam a passagem e a esperança para uma vida nova.
Lamentavelmente, poucas pessoas param para refletirem o verdadeiro sentido da Páscoa, para muitos, é apenas um tempo de comer chocolates.
Sonho com uma Páscoa aqui no Brasil, onde a justiça social prevaleça, que a impunidade e a corrupção deixem de existir, que os políticos sejam mais honestos, que os idosos tenham seus direitos garantidos, que as crianças tenham seu espaço para brincarem e crescerem felizes, que os negros e índios sejam aceitos e respeitados na sociedade... Sonho com uma Páscoa aonde todos possam ter uma casa para morar, um trabalho para seu sustento e um salário mínimo que garanta uma vida com dignidade.
Quando isto acontecer, o Brasil terá entendido o verdadeiro significado da palavra: Feliz Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.