Fracasso e sucesso

Você conhece alguém que sempre tenha se dado bem ou que nunca tenha enfrentado um fracasso na vida? Certamente não, e se conhecer, essa pessoa pode estar atravessando por algum tipo de problema. Quem sempre consegue sucesso na primeira tentativa ou diz que nunca fracassou está enganando a si mesmo e jogando fora ótimas possibilidades de crescimento.

Conheço pessoas que já fracassaram inúmeras vezes, eu sou uma delas, e daí? Hoje em dia, uso o fracasso como substrato para o sucesso, porque compreendi que é impossível ter sucesso na vida evitando o dito fracasso. É claro que ninguém gosta de fracassar, é doloroso, frustrante, inconveniente, alguns sequer admitem seus fracassos, no entanto, o fracasso ensina lições, das quais não se pode ignorar, e é  isso que permite que se conheça nossas limitações e o que é mais importante para cada um.

Uma das prerrogativas para o sucesso é estar disposto a falhar, se preciso for.  A superação desse fracasso torna-se um desafio significativo entre você e seu objetivo. Além do mais, o fracasso é passageiro, não é uma característica inerente ao ser humano, ninguém nasce para ser um fracassado a vida toda. São circunstâncias que nos desafiam ao longo da vida, visando testar nossa capacidade de evolução.

O fracasso começa a ser superado a partir do momento em que a confiança flui de um forte senso de propósito, de amor pela vida e pelas boas possibilidades que estão por toda parte. Superar o fracasso é transformar suas maiores visões em realidade.
Abraço.

4 comentários:

  1. Olá, Nestor, que texto maravilhoso! Penso que a distância entre o sucesso e o fracasso está no ponto de vista sobre o que fazemos com as situações da nossa vida. Fracassos são frustrantes, mas como bem lembrou, quando conseguimos superá-los e retomar nossos objetivos, nos sentimos mais confiantes, fortes e geralmente chegamos ao objetivo final. Fidelidade aos nossos sonhos e objetivos me parece o grande pulo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, tudo bem?
      Excelente, "fidelidade aos nossos sonhos e objetivos me parece o grande pulo!" Acrescentaria persistência e algumas quedas. Algo magnifico dificilmente se consegue da noite para o dia e muito menos sem dedicação, no entanto é preciso ter sempre em mente.
      Abraço.

      Excluir
  2. Não há como evitar o fracasso, vez ou outra. Ele nos torna mais atentos, nos proporciona outra visão das coisas, nos prepara para alcançar o que desejamos. Por isso mesmo, creio que as crianças devem ser preparadas para ele, a fim de não se desenvolverem com a expectativa de que a vida só lhes oferecerá flores. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Marilene?
      Acredito que quem nunca fracassou não sabe o que é ser desafiado e consequentemente, não possui uma base sólida. Nossas crianças vivem na era do imediato, tudo tem que ser urgente. Importante sim, que elas sejam preparadas e que saibam que entre o plantar e o colher a semente, existe o intervalo para regar, adubar, proteger e ter paciência para colher os frutos. Será que os pais e adultos terão essa capacidade para ensinar?
      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.