Carpe Diem

Robin Williams, precocemente foi. Quanto humor e quanto aprendizado nos deixou. Da minha geração, dificilmente existe alguém que não se lembre de alguns de seus filmes. Entre tantos, "O Amor é Contagioso, Gênio Indomável, Bom dia Vietnã, Tempo de Despertar, Sociedade dos Poetas Mortos", para mim o mais marcante.
Quando um filme é bem elaborado e contracenado por grandes ícones do Cinema Mundial, belas lições se podem aprender. Cito algumas pronunciadas por Robin Williams em o filme: " Sociedade dos Poetas Mortos".

"Quando você pensa que conhece alguma coisa, você tem que olhar de outra forma. Mesmo que pareça bobo ou errado, você deve tentar! As coisas podem te surpreender da forma como você olha para ela. Eu quero viver profundamente, e sugar toda essência da vida, para acabar com tudo o que não fosse vida, para que quando minha morte chegasse, eu não descobrisse que não vivi. Na vida há tempo para se arriscar e tempo para ser cauteloso, e um homem sensato sabe qual é a altura certa para cada uma destas coisas".

"Garotos, vocês devem se esforçar para encontrar suas próprias vozes, porque quanto mais vocês esperam para começar, menos provável que vocês possam encontrá-las. A maioria dos homens levam uma vida de desespero silencioso, não se rebaixem a isso, saiam para o mundo, saibam que, somente em seus sonhos os homens podem ser livres. E os sonhos são a poesia da alma. Sempre foi assim e sempre será. Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana, e a raça humana está repleta de paixão. Medicina advocacia, administração, engenharia, são objetivos nobres e necessários para manter-se vivos, mas a poesia, beleza, romance, amor... é para isso que vivemos. Carpe Diem! Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinária."

Há muita coisa para se pensar e se fazer.
Abraço.

10 comentários:

  1. É emocionante ler essas palavras, lembrar dos lindos filmes dele e saber que não o temos mais aqui.Incrível! Quero achar esse filme para meus netos verem. abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia chica,

      É uma perda irreparável para quem gosta de um bom cinema. Que bom que seu bom legado ficou na história e está acessível para quem quiser.
      Abraço.

      Excluir
  2. Que bonito amigo Nestor! Eu sou uma poesia! Uma alma poetica!

    Quanto ao ator... snifff... como gostava dele! Bastava ver aquele doce olhar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym,

      Eu sei que você é pura poesia, e daquelas lindas e transparentes que eu gosto de ler. Parabéns, isso é viver.
      Abraço.

      Excluir
  3. consternado com um grandioso ator de múltiplas interpretações;
    "in Memoriam ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, bem-vindo, Leno!

      Excelente ator, fazia muito bem o que gostava, lamentável perda.
      Abraço.

      Excluir
  4. Olá Nestor,

    Estou bem melhor. Obrigada pela atenção.
    Ontem mesmo, antes da notícia da morte de Robin Williams, já estávamos com o último filme gravado por ele : ''Aproveita a Vida Henry Altmann". Ao assistir, fiquei pensando em seu trágico final. Nem parece que ele assimilou as palavras que pronunciou no filme 'Sociedade dos Poetas Mortos', conforme as sábias citações que você nos traz. Sem dúvida, bons roteiros e diálogos desenvolvidos em determinados filmes nos trazem grandes ensinamentos, dignos de serem pensados e colocados em prática.

    Um abraço especial para você pelo Dia dos Pais (embora com certo atraso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera,
      Obrigado. Receber abraço é muito bom, e todo o dia é dia de abraços.

      Se você for olhar a história cinematográfica desse grande ator, o ato de tirar a própria vida, é um tanto contraditória. Porém, desconhecemos o que se passa por trás de tantas vidas.

      Que bom vê-la bem. Abraço.

      Excluir
  5. Eu ganhei um DVD com Sociedade dos Poetas Mortos,legendado, original e lindo. Esse filme me ganhou desde a primeira vez que o vi, há muitos anos.
    Bom Dia Vietnam é outro que gosto demais. E Gênio Indomável... Tudo!

    Nestor, estou em outro endereço agora. Vou gostar que vc vá lá.
    Obrigada.

    http://outraletra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene,
      "Sociedade dos Poetas Mortos", foi o primeiro filme que assisti interpretado pelo ator. Foi no meu tempo de filosofia, juventude, cara pintada, época em que a gente sonhava em mudar o mundo, por isso que me marcou tanto.

      Bom estar de casa nova, né! Vou pegar o meu chimarrão, minhas ideias e vamos prosear um pouco por lá. Obrigado pelo convite.
      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.