É tempo de aquecer

Por aqui, nas bandas do Sul, o inverno chegou. Carrega consigo noites longas e frias, geadas ao amanhecer e dias frios. O sol quando aparece é um tanto preguiçoso. 
Ao amanhecer enquanto me desloco ao trabalho, sempre é possível visualizar sinais de fumaça saindo de chaminés. É sinal de que o frio chegou e o dono da casa está aquecendo o ambiente, afim de que todos sintam-se aconchegados.
O fogo foi uma das maiores descobertas do ser humano. Na Pré-história servia de proteção, afastava predadores, aquecia o ser humano e mais tarde passou a ser utilizado no cozimento de alimentos.
Em alguns locais, ainda é possível presenciar as velhas fogueiras de São João, animadas brincadeiras, muito risos e danças. É o fogo que nos períodos de frio reúne as pessoas, aproxima afetos e aquece corações.
Com o advento da luz elétrica, já não há tanta dependência do fogo. Com ela e com a criatividade humana, diariamente surgem novas invenções e melhorias. Aquecedores, estufas, ar condicionados e infinitas possibilidades de aquecimento.

Mesmo assim, com tantas alternativas, o coração humano anda passando muito frio. A sensação que tenho, é que quanto mais evoluímos, mais nos afastamos dos laços que proporcionam o calor humano. Há pessoas que são gigantescas geleiras, verdadeiras geladeiras ambulantes, esquecem da solidariedade e maldizem a sua má sorte no quesito felicidade. Impossível ser feliz sem aquecer o coração com a ternura, com o respeito, com a transparência e com amor ao próximo. Aquecer a existência, é condição para experimentar profunda alegria.

Se nem sempre é possível tomar um café, aquecer-se ao redor de um fogão, que o coração possa arder de esperança e de amor, que seja capaz de intensificar sentimentos e ações, despertando encantamento pela vida. 
Em tempos de tantos invernos, nada substituirá o calor humano.
Abraço.

8 comentários:

  1. Beleza,Nestor! realmente com tantos aquecedoras que temos pra amenizar o frio, o que mora no coração não anda legal,.Falta muito entre os homens, pensar COM o coração nos seus semelhantes, por exemplo. abraços,tudo de bom,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi chica, o pior frio não é esse que o inverno nos proporciona. O pior frio, é aquele que vem da alma do ser humano.
    Bom final de semana, abraço.

    ResponderExcluir
  3. OI NESTOR!
    TEU TEXTO CONTÉM A CLAREZA TRISTE DA VERDADE INCONTESTA.
    QUANTO MAIS EVOLUÍMOS, MAIS NOS AFASTAMOS DO QUE É ESSENCIAL A VIDA PLENA, QUE É O AMOR AO PRÓXIMO.
    MUITO LÚCIDO E VERDADEIRO TEU TEXTO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilani, bom seria se o coração humano conseguisse acompanhar o ritmo alucinante do mundo exterior. Quando o caminhar interno não estiver em compasso com o externo, a vida entra em descompasso.
      Abraço.

      Excluir
  4. Calor humano aquece corpo e alma. Belo texto, como sempre.
    Hoje estou passando especialmente para agradecer o seu carinho, atenção e conforto. Suas palavras aqueceram o meu coração.
    Imensamente grata.

    Na oportunidade, quero parabenizá-lo pelo livro, que considerei excelente em sua proposta, conteúdo e linguagem. Um livro interessante e que oferece uma leitura muito agradável e útil para todos nós. Que venham outros! Sucesso!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vera,
      Nem sempre é possível estar presente, em todos os acontecimentos, na vida de pessoas que estimamos, porém há acontecimentos que não podemos deixar de expressar nossa solidariedade e carinho.

      Obrigado pelo seu feedback, sobre meu livro.
      Abraço.

      Excluir
  5. Oi Nestor, aqui em Pernambuco nem tanto frio assim, agora, cá entre nós neste friozinho que faz aí e um bom chimarrão, é tudo de bom, não é mesmo? Para os que não gostam de chimarrão um simples café, ou já que vc falou de fogo, uma fogueira no quintal para aquecer. Gosto do sul, qualquer dia desses vou conhecer o Paraná.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Carlos, chimarrão, quentão, café, pinhão, lareira, vinho, são ótimas opções que temos para nos aquecer do frio.
    O dia que vier, seja bem-vindo! O Sul é bonito e aconchegante, em qualquer estação. Abraço.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.