Prevenção e manutenção

Um olhar cuidadoso sempre descobre anormalidades e possíveis ajustes. Quem tem uma moradia residencial, por exemplo, sabe que de vez em quando, ela necessita de retoques, nova pintura e outras melhorias. Quem tem um automóvel, sabe que ele necessita de manutenção periódica e de preferência um bom seguro. Quem tem um belo jardim ou uma planta maravilhosa e não regar ou deixar de fornecer nutrientes que precisam, acabará perdendo-os. Quem navega pela internet ou trabalha nesse ramo, sabe que é indispensável o uso de um bom antivírus. Entre os bons, sempre existirão pessoas más-intencionadas. Estar protegido, é condição para viver de forma leve e intensa. A prevenção e a manutenção, nos permite abandonar o medo que tanto nos limita e acomoda.

Permitam-me, ir um pouco além, da simples e pura prevenção e manutenção. A prevenção do amor. Sendo o amor não preservado, a vida entra em descompasso. Confundem-se caminhos e perdas podem ser irreparáveis. Prevenir não é uma obrigação, porém, condição para devolver à vida aquela naturalidade, simplicidade, encantamento e alegria. 
Em tempos de tanta pressa, orgulho, ganância, as pessoas e o amor precisam de proteção e prevenção.
Faz-se urgente reforçar a capacidade de amar, pois somente quem não abrir mão do amor, será capaz de dar conta dos desafios da vida.

A manutenção do seguro de uma casa, de um carro e até mesmo o antivírus do seu computador, geralmente é válido por um ano. Já a manutenção do amor não tem prazo de validade, é válido pela eternidade. É urgente que se baixe o "antivírus" chamado amor e que se permita fazer uma varredura completa em todo o nosso ser. Em uma vida pautada pelo amor, tudo se torna mais leve, até as próprias dificuldades se transformam em oportunidades de crescimento.
Abraço.

6 comentários:

  1. Te ler sempre faz bem e acrescenta! Valeu! abraços, lindo fds!Aqui chuva! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui também, muita chuva a frio. Sol ou chuva, a vida deve seguir em frente.
      Ótimo final de semana, abraço.

      Excluir
  2. Oi, Nestor, como vai? Interessante as comparações que usou. É verdade, estou aqui escrevendo e pensando que, de férias, daqui a pouco vou fazer uma faxina no banheiro, hahaha, e em cada cômodo da casa, um em cada dia da semana...
    Sem esse cuidado periódico as coisas ficam estagnadas, emboloram, se deterioram. Mas quando falamos de emoções é preciso mais cuidado ainda, porque o amor é um sentimento delicado e forte ao mesmo tempo, que quanto mais cuidado e permeado por coisas boas, mais forte fica, sem perder sua delicadeza. Gosto de colocar todas as pessoas que amo no mesmo nível como prioridade. O bem estar dessas pessoas é tão importante pra mim quanto meu próprio bem estar. Assim como é fundamental que eu me sinta cuidada.
    Ótimo estar aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia,
    O dom de ensinar é cativante, porém, um tanto exaustivo, férias merecidas, portanto. Faça as manutenções necessárias, mas aproveite suas férias também para viver, sentir a vida, viu!
    Quanto ao amor, sempre precisará de cuidados especiais e quem ama cuida. O amor, é a melhor ferramenta que temos para romper todas as barreiras.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Nestor, belo texto. Gosto desta linha de pensamento e percebo que temos muita coisa em comum, já estou seguindo seu blog e coloquei em meus favoritos. Estarei sempre por aqui.

    Abraços

    Carlos Hamilton
    www.mesadeconversa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem Carlos?
      Fico feliz com sua presença e visita. Seja bem-vindo e obrigado por sua opinião.
      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.