Problemas ou soluções

Está tudo bem com você?
Problemas ou soluções? As respostas dependem de cada um.
Todos nós temos áreas da vida que necessitam ser cuidadas com mais atenção. Ao perceber que alguma parte de sua vida anda meio aborrecida ou como se diz por aí, "sem sal", "sem graça", é sinal de que está precisando de um pouco mais de cuidados. Quando substituímos a alegria de viver pela preocupação em demasia, a fé pela descrença, a fluidez pela tensão exagerada, a espontaneidade de um sorriso por somente seriedade, são sinais de alertas de que algo  não vai bem e precisa ser mudado. Na vida podemos optar em ser problemas ou soluções. Se escolhermos ser problemas, ninguém vai gostar de ficar ao nosso lado e os problemas só irão aumentar. Se formos solução, conseguiremos fazer com que os outros tenham vontade de estar conosco e nos ajudar.
Essas lições de vida, encontram-se dentro de nós, para compreendê-las, ora precisamos ser professores, ora alunos de nós mesmos.
Na vida, quanto mais teimoso for o aluno, mais dolorosa serão às aulas. Quanto menos o aluno aprender, mais pesado a vida vai bater, afim de que acorde e aprenda as lições.

A escola da vida funciona assim: Se você está mergulhado em um turbilhão de problemas, insatisfeito com resultados, reclamando de sua sina, e não procurar soluções para reverter tais situações, tudo isso tende a se tornar cada vez mais angustiante, tedioso, até o ponto em que se tornará uma úlcera, uma depressão e seu bem estar, sua saúde comprometida.
Algumas pessoas acreditam  na ilusão de que conseguem se acostumar com a dor, muito pelo contrário, a dor só aumenta e a alegria de viver acaba ficando milhas e milhas de distância. Enquanto a pessoa não se convencer de que precisa sair de tal situação e começar algo novo, o problema vai continuar. Essa é a grande lição que está fazendo muita falta.
Quando nos recusamos a aprendê-la, os problemas se agravam.
Pra quê insistir em comportamentos que dão resultados negativos? Fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes? Isso é acumular sofrimentos, isso nos torna pessoas amargas.
A grande sacada da vida é sermos mais solução do que problemas. Aprenda a simplificar a vida, procurando desfrutar cada dia com mais alegria.

Forte abraço.

12 comentários:

  1. Problemas sempre todos temos.Mas não podemos dar super importância à eles, senão deixamos de viver. Assim, mesmo com problemas, levar a vida do melhor que podemos! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi chica, tudo bem?
      Grande parte dos problemas, podem tornar-se em ótimas oportunidades. Quando eles surgem, é preciso analisar com cuidado e tomar a decisão mais adequada que ele requer.

      Não estou mais conseguindo acessar seu blog: Cuidando de nosso canteiro interior.
      Abraço.

      Excluir
  2. Nestor,

    Quando vem, vem tudo junto, um atras do outro, seja o que for de bom seja o que for de ruim. Quando se somam muitos pontos negativos, é facil ficar meio que deprê. É preciso, realmente, procurar soluções já de inicio para não piorar a situação. Estranho que é como uma corda que puxa para baixo, voce precisa fazer um esforço enorme para não cair e sair de lá.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym, é muito bom ver você por aqui!

      Existem pessoas com enorme quantidade de problemas e conseguem resolver com uma facilidade fantástica. Existem outras com pequenos problemas e conseguem chegar ao fundo do poço. A diferença entre um e outro, está em arregaçar as mangas ou se fazer de vítima. Para todo e qualquer problema, sempre haverá uma solução. Abração.

      Excluir
  3. Olá Nestor,
    Problemas requerem soluções rápidas, pois a tendência é que eles se avolumem. Aí, a situação fica insustentável e desabamos. Excesso de problemas pendentes e de lamúrias levam ao desânimo e à frustração, que por sua vez levam ao desequilíbrio e às doenças. Atitude é tudo diante da vida. A cada um compete promover a reviravolta necessária em sua vida com buscas à uma jornada mais gratificante e plena de aprendizados.

    Ótimo texto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera,
      Quanto mais rápido os problemas são resolvidos, mais livre e leve a pessoa se sentirá. Há muita gente que vai deixando acumular pequenos problemas que lá na frente se tornarão enormes. Agir de maneira segura, sempre é a melhor atitude diante dos problemas e de nós mesmos.
      Grato por sua opinião.

      Excluir
  4. É uma receita incrível, Nestor. Eu não me considero uma pessoa negativista, mas confesso que ter todo o tempo esse pensamento bonito, eu não consigo. Mas sigo tentando ser todo dia um pouco melhor, um pouco mais alegre... Viver é assim, né?

    Abraços, Nestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene,
      O dia em que você me disser que consegue ficar o tempo todo, feliz da vida, e sem problemas, eu juro que mando lhe internar. :)
      Viver é ter problemas e encontrar soluções, cair e levantar, chorrar, sorrir, superar obstáculos, é ser normal...
      Abração.

      Excluir
  5. Muito bom seu texto, o pior é quando a pessoa se da conta que tudo esta ruim, sabe o que fazer mas não trabalha em prol disso.
    No final a vida passa e eles não viveram e sim sobreviveram.

    ResponderExcluir
  6. E como tem gente que sabe o que tem que fazer e não toma nenhuma atitude. É mais fácil se fazer de vítima, de coitadinho, assim, quem sabe alguém ou o governo dê uma ajuda. Sem atitude própria, serão sempre uns perdedores.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Uma feliz páscoa pra ti e td sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Patrícia.
      Que sua Páscoa seja um ressurgir de boas idéias e coisas boas em vossas vidas.
      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.