Olhar diferente

Olá, como vai?
Dias atrás, onde trabalho, recebi a visita de duas elegantes senhoras dispostas a me catequizar. Segundo suas pregações, o fim do mundo estaria bem próximo. Perguntei se de fato não haveria mais nenhuma esperança. - Negativo, respondeu-me uma delas, citando uma passagem bíblica. Continuei: E se o povo se redimisse de seus pecados e voltassem a viver a fraternidade? - O que está escrito ninguém muda, o fim está próximo, um novo reino se aproxima, concluiu a outra. (Não souberam me dizer quando, e no final pediram-me donativos, somente em dinheiro). Claro que não dei dinheiro algum. Respondi que, com o advento do fim do mundo, tinha que usar o dinheiro para preparar meu funeral e que, o pior cego é aquele que não quer enxergar.

Ao ouvirmos relatos, pontos de vista, percepções, podemos deduzir o ângulo que algumas pessoas utilizam para fazer uma leitura da realidade. Impressionante é esse número que se limitam a ver apenas o negativo. Para essas, não existe o colorido. Tudo é muito cinzento ou opaco. Se você ceder sua atenção, elas descrevem as catástrofes e o fim do mundo em seus mínimos detalhes. Dificilmente pontuam o positivo. Quando o fazem é de forma rápida e sintetizada.
Tenho certeza que o mundo está repleto de acertos e de maravilhas. Evidente que há também desacertos. Porém, nada desesperador. Se for possível corrigir algumas falcatruas e injustiças, frearmos o materialismo, teremos chance de viver com serenidade e fraternidade, inspirando paz à interioridade humana.

O escritor Saramago, na primeira frase do seu livro "Ensaio sobre a Cegueira", diz: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". Perguntei para as senhoras se elas estavam fazendo alguma coisa concreta para evitar o fim do mundo. Se olharam - a gente está visitando o máximo de pessoas e alertando sobre tudo o que de ruim está acontecendo - são os sinais dos tempos. Aí foi a minha vez de citar a famosa frase do apóstolo São Paulo: "A fé sem obras é morta". Nenhum blá, blá, blá,  irá resolver se de fato, se a gente não colocar definitivamente a mão na massa. Há pessoas que preferem não perceber crises, dificuldades, injustiças, para que não sejam obrigadas a assumir responsabilidades. Há uma crescente negação do querer ver.

É urgente extirpar a "catarata" do pessimismo, da indiferença, da inveja, que tem cegado muitos olhares. A vida precisa ser acolhida e contemplada com um olhar diferente. Há tantos sinais de esperança, de solidariedade, tantos voluntários engajados na construção de um  mundo melhor. Não se pode ficar cego para o que ainda necessita de transformação. O olhar crítico qualifica a existência e permite transparência. Porém, nada mais significativo do que a habilidade de olhar com o coração e perceber que há um colorido de esperança em todos os recantos do universo.  Abraço.

12 comentários:

  1. Olá Nestor,

    Creio que o negativismo com que a maioria das pessoas olha o mundo e murmura sobre ele apenas contribui para escurecer sua energia e alastrar ainda mais a onda de negatividade. Tudo que o mundo precisa é de um olhar de amor e esperança. Coisas ruins sempre aconteceram e num nível bem pior. Evoluímos muito e podemos evoluir mais, Basta que cada um busque sua melhoria para que transformações positivas venham ocorrer por toda parte.

    Muito bom o seu texto.

    Ótimo final de semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o positivismo sempre prevalecerá sobre o negativismo. Infelizmente há pessoas que preferem propagar a onda negativa, e não raras vezes, usam como uma forma de conseguir algo em próprio proveito.
      Abraço, Vera.

      Excluir
  2. Não fazer nada é mais fácil sem duvida. Muito aceitam tudo sem questionar.
    Seu blog foi eleito como um dos melhores de 2013 pelos seguidores do Café entre amigos.
    Parabéns pelas indicações, abaixo segue o link com os dados e o selo de reconhecimento.
    Parabéns seu blog é excelente.
    http://www.cafeentreamigos.com/2013/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, tudo bem?
      Olha só, que surpresa agradável e inesperada. Muito obrigado por seu carinho e gentileza. Muito obrigado aos leitores que por aqui passam, fazendo a diferença.
      Abraço.

      Excluir
  3. ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    Meu agradecimento pelos carinhos todos nesse ano e desejos de FELIZ NATAL e lindo, iluminado e com muita garra 2014 ! beijos,chica

    ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    ResponderExcluir
  4. Olá Nestor,

    Estou vendo da fala da Patrícia que seu blog também foi agraciado com o 'Xícara de Ouro'. Parabéns! Bem merecido.

    Agradeço-lhe a amável companhia no decorrer deste ano de 2013.

    Um Santo e Feliz Natal para você e família e um 2014 com mais sucesso, mais realizações e mais alegrias.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera,
      Pois é, foi um presente que não esperava. A Patrícia faz um trabalho maravilhoso. Parabéns a você também.

      Agradeço também, pelo aprendizado que compartilhas em seu blog.
      2014 será um sucesso, só depende de nós.

      Abraço.

      Excluir
  5. Querido amigo Nestor,

    Eu desejo tudo de bom a voce, seus familiares e a todos nossos amigos presentes.
    Que seja a magia do amor o instrumento para a transformação de cada dia num outro ainda melhor.

    Boas Festas, muita paz.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como vai Sissym?

      Obrigado. Eu desejo tudo isso a você em dobro, todos os dias do novo ano. Que os dias difíceis sirvam de aliçercere e aprendizado em sua caminhada.
      Abraço.

      Excluir
  6. Já estou afastada do blog, mas não poderia deixar de vir até aqui te desejar um natal cheio de paz e amor ao lado dos seus e que o ano novo seja repleto de conquistas.
    Boas festas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Patrícia.
      Desejos de boas energias é muito bom, porém o grande diferencial está em nossas atitudes.
      Boas festas, abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.