Maravilhas

"Pois, se Deus assim veste as flores do campo que hoje existem e amanhã acabarão, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Mt: 6,30.



O outono segue seu ritmo, dias frios pela manhã, calor durante o dia e frio novamente à noite. A natureza, silenciosamente transforma-se para receber a estação gelada.
Seguidamente escuto pessoas reclamando: Não gosto do inverno, não gosto do verão, o pólen das flores me causa alergia, por isso não gosto da primavera... É impressionante como achamos um jeito para reclamar. E quando não houver mais estações?
Para quem me acompanha por aqui e está na torcida: Aqui estão as fotos da primeira florada de minhas orquídeas. Reveja como tudo começou em: Orquídeas


Com a chegada dos primeiros frios do outono, a espécie cymbidium foi a primeira a desabrochar. Há duas imponentes de cor verde limão, parecem disputar quem tem maior beleza e outras tantas, que se preparam para a apresentação. Minha expectativa é grande, porque não sei qual é a cor delas, o jeito é esperar. Cada uma, estão recebendo uma espécie de certidão, onde eu anoto a espécie, cor, mês de floração, e cuidados necessários. Assim como a vida requer pequenos cuidados, as orquídeas também.

As da espécie cttleyas também não ficaram para trás. Na foto superior, parte central, há duas de beleza rara e outras que se preparam para desabrocharem em breve. A de cor lilás, branca e amarela é simplesmente linda e sem perfume. Já a de cor amarela e bordô, além de bela, desafio qualquer francês a produzir  uma  essência de igual aroma. Ela sozinha consegue perfumar toda a minha estufa.

Pessoal, pelas fotos percebem-se que não sou um bom fotografo. Prometo caprichar nas próximas. Assim que as orquídeas forem desabrochando, usarei as fotos em futuras postagens, assim todos a conhecerão.
Valeu pela torcida e votos de boa sorte. Quanto ao nome do orquidário, tenho anotado todas as sugestões. Na hora certa irei escolher um.

Abraço.


10 comentários:

  1. Que legal! Imagino tua alegria pois aqui tenho dois vasos delas que florescem várias vezes já e a cada uma delas, a alegria se renova! Boa sorte! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi chica,

      Orquídeas bem cuidadas, após a primeira florada, devem florescer todo o ano. Deve ser o caso das suas. Que espécie são?
      É um passa tempo legal sim, e o tempo passa rapidinho quando estou envolvido com elas.
      Abraço.

      Excluir

  2. Olá Nestor,

    Imagino a sua satisfação ao acompanhar este processo de floração das orquídeas que você cuidadosamente plantou e cuidou. Espero que seu orquidário encante seus dias.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera,

      Ainda não é bem um orquidário, Vera. Mas me encanto com o que tenho e com o que virá. Também chama atenção de alguns curiosos que aparecem por lá.

      Acredito ser satisfatório para todos os que plantam, verem os frutos surgindo.
      Abraço.

      Excluir
  3. Oi, Nestor! Sabe que eu acho esse seu projeto encantador, embora eu não tenha muito talento para o cultivo de flores. :( Deve estar sendo uma experiência fascinante ficar acompanhando a evolução de cada uma, ainda mais que muitas, como disse, guardam a surpresa das formas e cores. Adorei ter falado sobre o projeto, estou acompanhando e curiosa para saber qual será o nome de batismo! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Cada um com seus talentos. O importante é não deixar enterrado.

      É um trabalho minucioso, tudo tem que ser dosado conforme a planta, regas, adubos, tratamentos...
      Mas as orquídeas são simples, basta dar a elas o que precisam, que elas gentilmente nos presenteia com lindas flores.

      Abraço.

      Excluir
  4. Deve ser de indescritível prazer cultivar tanta beleza. Deveríamos ser gratos às flores por oferecerem, de graça, tanta beleza. Deveríamos ser gratos aos floristas por se dedicarem a elas.

    Então, obrigada Nestor, por fazer do que vemos da vida, um pouco mais bonito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que que é isso Milene, carece agradecer não. Cultivo porque meu estilo combina com tudo o que é ligado a natureza.
      Se cada um fizer a sua parte, o mundo fica mais bonito e bom de se viver.

      Abraço.

      Excluir
  5. Nestor,

    Ainda bem que existem as estações e que possamos reconhecer as caracteristicas de cada uma. Eu sempre gostei de outono. A estação que me sinto mais desconfortável é o verão.

    Quanto a flor, já tinha visto, nao sabia o nome. Nunca vi cttleyas lilás, deve ser linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sissym,

      A gente pode até não gostar de algumas estações. Eu não sou fã do inverno, por mais que me agasalho, sinto muito frio, mas, a natureza precisa das estações.

      Cttleyas são orquídeas lindas e de inúmeras cores. Há algumas prestes a desabrochar, estou um pouco curioso para ver suas cores.

      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.