Olhares

Há quem diga que um olhar fale mais do que mil palavras. Poetas afirmam em bom tom que a paixão nasce de um simples olhar. Filhos aprendem grandes lições olhando a seus pais... Estou convencido de que o nosso olhar é uma espécie de magia, fonte de ensinamento e aprendizagem.
No entanto, como tudo está uma correria frenética, as pessoas apressaram o olhar. Não são mais os mesmos, tudo é rápido, superficial, frio e, às vezes, interesseiro. 
Nem sempre a gente consegue contemplar a totalidade em um primeiro olhar. Isso acontece comigo e deve acontecer com você, olhamos e não percebemos alguns detalhes. Somente um olhar atentamente é capaz de captar o que passa despercebido para a maioria.

Há pessoas que não conseguem ou não querem olhar para si mesmas, outras não conseguem olhar nos olhos de outros, pais não enxergam os filhos crescerem, amigos não sabem como está o semblante do outro, colegas de trabalho não percebem variações na face daqueles com quem convivem diariamente...
Nosso olhar apressado nos colocou à margem dos detalhes que fazem a diferença. Corremos o risco de perder os melhores momentos que poderiam ser eternizados. Não conseguimos mais ver as imagens simples do cotidiano, e isso vem gerando desconforto e perdas significativas.
A tendência do mundo é ser cada vez mais alucinante, veloz, essa é a lógica, ou você corre ou fica para trás. 

Diante disso, é provável que não muito distante, teremos que frequentar cursos de como olhar com calma, como perceber detalhes, como ver o invisível e principalmente como olhar com o coração.
Bom final de semana!

18 comentários:

  1. Infeliz( ou felizmente) tenho um faro louco...Num primeiro olhar vejo longe.Muitas vezes aviso os que me rodeiam. Nunca erro,rs... Mais cedo ou mais tarde a coisa aparece para todos. Incrível isso. E aparece tanto para mostrar o bom da coisa quanto o mal dela... E olhar com olhos do coração faz muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considere-se feliz chica. Você simplesmente olha com deve-se olhar. Olhar atento que consegue ver as entrelinhas e precaver-se de certas frustrações.

      Abraço, bom final de semana!

      Excluir
  2. Ei Nestor...
    Que visão interessante no seu texto, eu simplesmente amei, um olhar pode traduzir sentimentos tantos verdadeiros quanto os falsos, depende da forma como é lançado..Hoje em dia só na poesia que ele tem um sentido único,porque como bem disse os olhares estão perdendo o brilho e causando grandes frustrações ....e como sempre você descreveu isto com grandeza..amei

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cecília!
      Nosso olhar diz muita coisa a nosso respeito. Pena que está se perdendo essa magia e, sem ela deixamos de ver o brilho no olhar.

      Abraços e ótimo fim de semana!

      Excluir
  3. O olhar é mesmo absurdamente significativo, eu adoro percebê-lo. E como você diz, estamos perdendo essa capacidade por causa das urgências dos novos tempos. Estamos perdendo até a capacidade de nos demorarmos por tempo suficiente num olhar... Aonde vamos parar?

    Abraços, Nestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene,
      Olhar é abrir, conhecer janelas do mundo e de pessoas mas, para isso precisamos de um tempinho para reflexão.
      Abraços.

      Excluir
  4. Nestor, interessante seu ponto de vista sobre o olhar. Certa vez li em um livro que uma boa mãe conhece seus filhos pelo olhos. eu percebo que há algo muito errado com um relacionamento, em qualquer esfera, quando deixo de ter vontade de olhar nos olhos do outro. E quando fugimos de olhar para nós mesmo, é porque algo vai muito mal. Gostei demais do que li, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Saber olhar é saber escolher com serenidade e prudência, o que nos impulsiona a viver.
      Abraços.

      Excluir
  5. Oi Nestor

    Olhos são mar pra neles a gente mergulhar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van,
      Nem todas as pessoas percebem e tem a coragem de mergulhar nesse mar imenso.
      Abraços.

      Excluir
  6. Nestor,

    Eu fui traída por um olhar. A minha inocencia viu o que nunca existiu e paguei muito caro por isso. Muitos anos de minha vida e tambem de minha filha. Eu pensava que um olhar podia dizer muita coisa de valor ou não, mas existem pessoas especializadas em enganar num unico piscar.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando acreditamos de olhos fechados, na magia de um outro olhar, podemos pagar caro por nossa cegueira.

      Todos os olhares nos dizem alguma coisa, mas nem sempre é viável ou proveitoso pra gente.

      Abração.

      Excluir
  7. Prezado amigo
    Vim agradecer sua presença amiga lá no meu recanto.
    Eu vim também lhe oferecer dois selinhos, um de 700 seguidores e o outro com os votos de Feliz Natal.
    http://www.mariaalicecerqueira.com/
    Abraço fraterno.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, carece agradecer não. A gente visita quem a gente gosta e muito obrigado pelos selinhos. Estamos juntos.
      Abraços.

      Excluir

  8. Olá Nestor,

    Você focou um ponto muito importante. O olhar tem mesmo grande representatividade. Quando criança, bastava minha mãe olhar para mim em determinadas situações que eu logo me situava (rsrsrs).
    Estamos, sim, perdendo o olhar perspicaz, aquele que vê além e é capaz de perceber as belezas da vida e as dores e sofrimentos do mundo. Sequer conseguimos nos enxergar.
    Que possamos resgatar a magia do olhar para não perdermos nenhum detalhe importante nesta vida.

    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vera,
    Minha mãe não olhava muito, se precisava puxar a orelha, ela puxava mesmo. Porém o pai, bastava um olhar para que tudo se ajeitasse, as vezes vinham as lágrimas, mas são lições que aprendi e levo vida a fora.
    Acredito também que um olhar corrido, não permite que se veja a essencialidade que há em cada ser.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Tenmho que concordar que não sou um bom observador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ygor,
      Tenho certeza que seus olhos observam muita coisa. Talvez seja preciso mudar de foco.

      Abraço.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.