Fim de ano

Olá amigos, olá leitores...
Acredito eu, que o único fim que esperamos alegremente, é o final do ano, não é mesmo?
Nas entrelinhas, percebe-se um clima de festa, um quê de encantamento e magia. 
O término do ano é marcado por confraternizações nas empresas, amigo oculto, encontros familiares, apresentações... Recentemente fui   à escola infantil de meu filho assistir a sua primeira apresentação em pleno palco, isso aos 10 meses de vida. Foi maravilhoso, orgulho para qualquer pai. Já fui a uma festa de empresa, tenho na agenda uma festa de aniversário, uma formatura, sem contar visitas a parentes, amigos, afilhados... Toda essa gama de motivos é o que nos faz esperar um fim alegremente.

É chegada a hora, o momento em que olho para dentro de mim, com sinceridade e profundidade. Posso dizer ao olhar para trás, que este ano valeu a pena, o saldo está sendo positivo. Também sei que algumas coisas precisam ser otimizadas, afim de que não atrapalhem outras buscas, no próximo ano.
Ao transpor do tempo, certamente algumas coisas ficarão no esquecimento, mas o essencial, esse sim, ficará gravado para sempre.
A grandiosidade de nossas vidas não se resumem somente naquilo que representamos aos outros. Cedo ou tarde teremos que nos apresentar para nós mesmos.  O amanhã sempre se erguerá na condição de avaliador diante de nossas escolhas.
Todos temos intuição, bom senso e lógica. Temos tudo par ser feliz. Basta ouvir atentamente nossa intuição, praticar o bom senso e planejar nossas atitudes, dentro da lógica determinada pela liberdade que possuímos.
Abraços.

14 comentários:

  1. Imagino tua emoção ao ver teu pequeninho, com 10 meses na festinha da escola... Festas e festas nessa época. Que saibamos ver e manter a alegria por todo o ano ,com a LUZ do Natal dentro de nós. abraços.chica

    ResponderExcluir
  2. Oi chica,
    Realmente é praticamente impossível explicar o que se sente nesses momentos de confraternização. O fato é que é muito bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir

  3. Olá Nestor,

    Que bacana saber que o ano que ora finda foi produtivo e gratificante para você. Imagino sua satisfação diante da apresentação de seu filhote na escolinha. Senti o mesmo orgulho e emoção nas apresentações dos meus sobrinhos. Fiquei babando e tirando fotos como se eles fossem meus filhos.
    Apesar dos festejos de final de ano e da alegria das confraternizações, acho o final de ano bem cansativo. Se não fosse pela família, creio que iria para uma praia.
    Que 2012 chegue feliz ao seu término e que 2013 traga para todos nós novas esperanças, grandes alegrias e muitas realizações.

    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vera!
    Esse ano foi trabalhoso, cansativo e produtivo. Tive momentos de contratempos, dificuldades, assim como muita gente. Por outro lado, procurei exercer a serenidade para encontrar soluções às perguntas e desafios que 2012 me ofereceu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. É interessante, não é, Nestor, como essa época naturalmente nos leva a olhar para dentro e fazer um balanço, impulso quase incontrolável. E nesse momento é imprescindível que, como disse, manter a tranquilidade para rever o que podemos melhorar e seguir em frente com o que nos faz bem. Tenho tentado cultivar a serenidade e muitas vezes obtenho sucesso, isso para mim é um ganho enorme. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bia,
      São poucas as pessoas que conseguem se aquietar e refletirem sobre sua trajetória até este momento. Como é uma temporada festiva, a maioria procura entrar no clima de festa, até mesmo como uma forma de esconder o que não foi legal durante o ano. Após a festa, logo ali mais na frente os problemas reaparecerão. É um engano a si mesmo.

      Mesmo na correria de final de ano, é possível dar uma pausa e olhar para nós mesmos.
      Acredite, seu final de semana será bem legal.
      Abraços.

      Excluir
  6. Eu sou meio destruidora das minhas próprias expectativas, nesse sentido. O ano acaba, outro começa no dia seguinte, e tudo já está a mesma coisa. Sei que preciso de mais otimismo... Sei.

    Por isso venho aqui te ler, porque sempre há palavras e pensamentos inspiradores, que me acalentam.

    Que seja um ano verdadeiramente bom.
    Abraços, Nestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene,
      Em relação ao dia que se acaba, não se pode fazer mais nada. Quanto ao dia que amanhece está novinho em folha, é como se fosse um papel em branco onde você pode rabiscar seus sonhos e desejos.
      Eu por exemplo, todos os dias, tenho uma listinha do que fazer, e o que faço é agir, resolver todos os itens da dita listinha.
      Mais do que otimismo, a gente precisa agir. Um ótimo ano, só depende de nós.
      Abração.

      Excluir
  7. Nestor,

    Desejo a você, sua família, amigos e nossos amigos virtuais toda a felicidade. Que 2013 traga os resultados de nossos projetos e sonhos.

    Feliz Natal!

    Nos falaremos mais nas linhas virtuais construídas com amor e respeito.

    PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym,

      Que seus votos de desejos retornem em dobro a você e as pessoas que mais ama.

      No que depender de mim, 2013 será um sucesso!
      Boas festas.

      Excluir
  8. Isso sim é importante olhar para trás e dizer valeu a pena, um ótimo final de ano a ti e a sua família.

    Parabéns por estar entre os vencedores da Primeira Edição Xícara de Ouro do Café entre Amigos, com certeza seu blog mereceu, fique na santa paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      Obrigado e parabéns a você por sua iniciativa. Oxalá outros blog se inspiram ao seu e procuram divulgar o que há de bom no mundo virtual.
      Forte abraço.

      Excluir
  9. Parabéns pelo Prêmio Xícara de Ouro!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sandra, como vai?

      Obrigado e boas vindas ao grupo de amigos virtuais do blog Família Alcará.
      Sinta-se em casa.
      Abraços.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.