Motivos

Um dos motivos da demora de novos post, é que minha internet, nestes últimos dias, anda oscilando bastante. Ora encontra-se online, ora desconectada. 
Não estaria na hora das operadoras se preocuparem seriamente com quem lhes mantém ativos no mercado?

Fora isso, e diante a tantos desencantos, quais são os motivos que nos levam a continuarmos nossa jornada enquanto vida? O que nos impulsiona e nos faz viver? O fato, é que nossa vida, esteja ela em qualquer fase, necessita de motivos para seguir adiante. A gente atrofia quando não temos nenhum motivo para lutar, nenhuma causa para abraçar, nenhuma bandeira para defender.
Há muitos motivos para que nenhum ser humano sinta-se um estorvo, seja pela idade, capacidade ou por limitações físicas. O sentir-se útil deve ser condição primordial para nossa realização pessoal.

Outra coisa importante que precisamos entender e encarar com certa naturalidade, é que em qualquer vida, sempre haverá  uma cota de situações infelizes, o que não significa motivos para se acovardar e fugir da luta. 
As circunstâncias da vida podem nos tirar algumas coisas que amamos, mas nunca será capaz de esgotar as coisas boas e valiosas que temos para oferecer.

E quando chegar o dia em que nossas forças físicas em nada ajudarão e, talvez não seja possível realizar nenhuma tarefa, é a partir daí que a vida vale simplesmente pelo fato de ser vivida. Creio eu, que a dignidade humana não deva estar sempre atrelada ao fazer. 
Mas, mesmo que nada se possa fazer, a vida, por sua grandiosidade, continuará tendo seu valor infinito. Isso é um bom motivo para continuar vivendo.

14 comentários:

  1. Saber dar o real valor à vida, vivendo dentro dos caminhos sem sempre querer, querer e querer mais. abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá chica,
      Acredito que precisamos ter ambições por nossos sonhos e objetivos, porém, tudo têm um certo limite. A vida não é uma corrida maluca.
      Abração.

      Excluir
  2. Oi, Nestor. Internet instável é o que há, eu pedi para aumentar a velocidade da minha e continua a mesma meleca, hahaha. Aprendi no caminhar da vida que há mesmo momentos bons e ruins, então quando estão ruins eu penso: "bem, isso é uma fase e logo devem vir os momentos bons". Isso traz serenidade...mas confesso que o período que passei nos últimos dois anos (e que você acompanhou em boa parte) quase me tiraram a vontade de viver porque foi uma conturbação que durou muito tempo...
    A vontade de viver foi sem dúvida um dos fatores que me manteve nos trilhos. Agora estou na espera das coisas boas. :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      O bacana é se você conseguir fazer do limão uma limonada. Ou seja, em cima do erro, colher algo de bom.
      Por mais conturbada que seja uma fase da vida, nunca desista de viver. Tenho certeza que suas forças de lutar e viver, são bem maiores que os desafios que a vida e outros lhe oferecem.
      Sucesso!

      Excluir
  3. Eu consigo enxergar as coisas com maior clareza quando te leio, porque você diz as coisas mais simples, que passam desapercebidas muitas vezes e são tão importantes. É lindo esse seu olhar em relação à vida... Lindo!

    E de internet ruim, eu bem entendo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio!
      Sabe Milene, a vida é simples por natureza e para compreender é necessário um olhar simples sobre a mesma.
      O ser humano nasce pelado, careca, sem dentes e tem essa mania boba de querer complicar o que é simples. Alguns usam palavras difíceis, um linguajar técnico, sabem de tudo e de todos e pouco sabem sobre suas próprias vidas.
      Um abração bem simples pra você!

      Excluir

  4. Olá Nestor,

    É preciso mesmo que tenhamos razões e motivação para sempre seguir em frente, valorizando a vida. Momentos difíceis fazem parte dela e se nos acovardamos diante deles, desistindo de viver, perderemos a oportunidade de aproveitar suas belezas e de realizar aquilo que nos propusemos antes de chegar a este mundo.
    Há muito que ser feito na vida, em prol de nós mesmos e de outrem. Não estamos aqui a passeio e nosso aprendizado somente chega nas piores tormentas.
    Manter acesa a chama da esperança é fundamental para nossa utilidade, independente de nossas fases e de nossa idade. Já li a respeito de uma pessoa, que presa em uma cama sem qualquer movimento, ainda se sentia útil por ter a possibilidade de orar pelos necessitados. Pode ser apenas um conto, mas de grande exemplo.

    Meu abraço e excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vera,
    Belo exemplo que nos trouxe. Mesmo estando preso em uma cama, é possível fazer o bem. Emitir orações e energias positivas.

    Quando as forças físicas desaparecem, a vida passa a valer pelo simples fato de estar vivo.

    Aproveite bem seu final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Querido Nestor, o sistema de telefonia e internet neste país ainda é um atraso considerável na vida de profissionais e particulares. Muito chato mesmo, já passei por isso.

    Quanto aos motivos pessoais, motivação, satisfação, se sentir util: não desanime. Todo mundo tem seus degraus, sobe por eles, chega ao topo tomabando pelo outro lado e se machucando.

    Nesta caso, aprendi, que os amigos aqui na internet ajudam muito. Não desanime, respire fundo e siga em frente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sissym, como vai?
    Pessoalmente não tenho nenhum motivo para reclamar da vida. Tenho muito mais é que agradecer pelas oportunidades e ensinamentos que a ela me oferece.

    Grato pela dica, quando tiver algum problema, ele será um degrau de subida.
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nestor

    Lindo o seu texto! Uma verdadeira homenagem à vida.
    Desafios servem para nos fortalecer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Van, como vai?
    Que venham os desafios, e enquanto isso, vamos brindando a vida.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ei Nestor...

    A vida é tão simples e tão complicadinha ao mesmo tempo que "motivos" nos fazem seguir ou parar....Porém se tivermos discernimento em certas situações teremos a inteira convicção que a vida é um renascer , e que se por algum motivo o tempo me parar eu me continuo rsrs....

    Abraços ...lindo e maravilhoso texto...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília,
      A vida é um renascer e a cada novo dia.

      É fundamental ter certo domínio sobre o tempo. Se ele correr ou parar, é importante, a gente seguir adiante.

      Abração.

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.