Encerrando ciclos

Amigos (as), compartilho aqui um dos textos ao qual tenho grande apreço. Autoria de Fernando Pessoa, "Encerrando Ciclos" é um tipo de texto que agrega conteúdos, a partir dele, é possível tirarmos lições que modificam nossa maneira de pensar e de agir. Texto que nos impulsiona perante obstáculos que a vida nos oferece.

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu...
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração, e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimento amoroso que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do"momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conhecer alguém e de esperares que ele veja quem tu és.
E lembra-te: Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão".

12 comentários:

  1. Olá.
    seu blog é muito legal,super bem escrito, de muita qualidade mesmo, parabéns.
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Teia,
      Que bom que nos encontrou! Obrigado por sua visita e elogios. Volte sempre!

      Forte abraço!

      Excluir
  2. Que texto fantástico! Do passado gosto somente de recordar as lembranças felizes!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mafalda,
      Que bom que gostou do texto. Fernando Pessoa dispensa comentários.

      Lembranças ruins nos puxam para baixo. Certíssima você, lembranças felizes nos impulsiona à vida.

      Forte abraço!

      Excluir
  3. Lindo e cheio de verdades esse texto.Valeu ler! abraços,chica

    ResponderExcluir
  4. OI NESTOR!
    UM TEXTO PERTINENTE,NOS DANDO CONTA DA NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO EM NOSSAS VIDAS.
    NA NATUREZA TUDO SE MOVE, SE MODIFICA, SE TRANSFORMA, ASSIM SOMOS TAMBÉM,SERES EM CONSTANTE MUTAÇÃO.
    MUITO BEM ESCOLHIDO, ESTE TEXTO DE FERNANDO PESSOA.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Zilani!
      A vida é feita de etapas, fases, se não acompanharmos de maneira serena, corremos o risco de ficar estagnados no passado. Evoluir requer mutação.

      Obrigado por sua opinião.
      Abraços.

      Excluir
  5. Oi, Nestor! O texto é mesmo maravilhoso. Penso como Fernando Pessoa, a vida é algo que não para, que nos move para frente. Por que temos essa tendência a querer ficar onde estamos? Esse é o preço da segurança? Mudamos o tempo todo e se não cedemos à necessidade de encerrar capítulos e começar novos, ficamos como um livro velho, desinteressante e inacabado. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Gostamos de ficar onde estamos, porque a zona de conforto é mais confortável. O resultado disso você já traçou em suas linhas: "velho, desinteressante e inacabado".

      Abração e sucesso!

      Excluir
  6. Nestor, eu reparei que vivo ciclos, começo meio e fim.
    Só que nunca fecho as portas, aprendi, já tem tantos anos, que jamais devemos fazer isso. Porque um dia, podemos precisar passar novamente por elas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym,
      Há ciclos que vem e vão, alguns valem a pena repetir e nos torna mais humanos e sensíveis, outros, devido sua carga de negatividade, é preferível fechar bem as portas e se abrir para o novo.

      Lindo fim de semana pra você!

      Excluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.