Colhendo o que semeei

Olá amigas (os),
Quando saí de férias, isso lá no mês de março, um de meus objetivos era construir uma estufa, visando produzir hortaliças o ano todo e sem agrotóxicos. E construí! Essas fotos é de minha horta, 100% natural, produzindo tudo o que se planta, e em pleno inverno.
Na ocasião, algumas pessoas me disseram: "Isso não vai dar certo, vai jogar dinheiro fora, não vai produzir nada..." 
Talvez algumas pessoas ainda precisam saber o quanto sou determinado, portanto, quando planejo algo, não é qualquer opinião que me faça mudar meus planos e rumos. Isto  eu chamo de perseverança em nossos objetivos.
Vejam com seus próprios olhos, o tempo responde nossas inquietudes. Apenas fiz a minha parte, semeei boas sementes, e a natureza, gentilmente, está retribuindo.
Há uma lacuna imensa, no mundo, devido a falta de semeadores que semeiam sementes do bem, da solidariedade, da justiça social e do bem comum.

Atualmente, há em minha horta, alfaces crespas, lisas e alface roxa, (essas são um pouco rígidas, não sei se é devido a temperatura, mas não recomendo plantar). Há vários tipos de temperos, chás, couve-flor, beterrabas, cenouras, rúculas e algumas flores por entre as pedras, onde circulo, que serão mudadas com a chegada da primavera.
Por falar em flores, querem saber qual é  o meu próximo desafio? Vou começar a cultivar orquídeas. Isso mesmo, já estou estudando a mais de um mês, tudo sobre o cultivo destas plantas maravilhosas. Em setembro, com a primavera, chegarão os primeiros exemplares para testes. Posso perder alguns trocados? É possível! Mas, prefiro imaginar daqui a três, quatro anos, um lindo orquidário.

Acredito que quanto mais a gente agir em prol de nossos sonhos, mais coisas boas virão em nossa direção. Alguns erros podem acontecer e é normal, mas isso não deve ser motivo para evitarmos nossas ações e abandonarmos nossos projetos. Esforço e dedicação nos levam aonde a gente quer ir. Quanto mais rápido você começar, mais cedo vai estar lá.

Bom final de semana.


14 comentários:

  1. Boa tarde Família Alcará,

    O eu blog é muito ecológico, inteligente e zen.
    Amei essa sua horta e as lições que podemos extrair das suas palavras.
    Com empenho e dedicação, tudo se consegue.

    Bom final de semana.
    Abraços da Luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Obrigado por abrilhantar meu blog com sua Luz, presença e comentário.
    Realmente com empenho e dedicação, podemos colher bons frutos.

    Abraços e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nestor

    Parabéns! Que belo trabalho você fez. É isto mesmo a persistência e a dedicação nos faz realizar os sonhos, desejo cada vez mais sucesso a seus cultivos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van,
      Obrigado pelo carinho! Nesta vida, a gente geralmente colhe o que planta.

      Abraços.

      Excluir
  4. Gente! Que coisa linda esta horta! Parece um paraíso! Encontrei vocês no Blog da Bia e vim conhecer! E estou muito feliz por ter vindo! Este espaço é sensacional! Já estou seguindo vocês! Se quiserem retribuir me seguindo também ficarei muito feliz! Sejam bem-vindos! Excelente final de semana! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elaine! Seja bem-vinda!

      Muito obrigado pela presença e fico feliz que tenha gostado deste espaço. Aqui todos são de casa, fique a vontade e volte mais vezes viu!

      Abração e lindo fim de semana!

      Excluir
  5. Nestor, parabens por esta linda horta. Sempre que vejo uma, eu me lembro da que havia no meu colegio. Eu adorava comprar as verduras que gostava e levava fresquinhas para casa. Isso tambem estimulava para que eu comesse outras novidades.

    Não há nada mais gostoso do que retirar uma verdura ou legume e depois servir na mesa, o sabor é diferente mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym, tudo bem?
      Respeito e gosto muito de estar em contato com a natureza.
      Acho que foi isso que me motivou a tornar realidade esta horta.

      Realmente, as verduras colhidas na hora, é bem diferente daquelas que compramos em feiras e supermercados.

      Linda semana pela frente!

      Excluir
  6. Oi, Nestor, que maravilha! Sua postagem parece simples, mas para mim tem destaque vários elementos: um sonho e buscar meios para realizá-lo, persistir apesar dos comentários contrários, a delícia que deve ser se alimentar de coisas frescas e produzidas pelas próprias mãos e a comparação do cultivo de plantas com o cultivo da vida. Tem muito a ver com aquele livro que li e indiquei em meu blog. Espero que tenha sucesso em seu novo projeto. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, como está indo as férias?

      A ideia principal da postagem é exatamente isso que comentastes.
      Mais do que falar sobre isso ou aquilo, precisamos provar através de atitudes e exemplos que enriquecem, a simplicidade da vida.
      Quanto ao novo projeto, em setembro começo a pôr em prática. Por ora, estou me enchendo de teorias.

      Forte abraço.

      Excluir
  7. Caro Amigo,
    que linda horta!
    Me fez relembrar minha infância quando trabalhava no Campo!
    Tenha uma abençoada semana!
    abraço fraterno
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria Alice,
      Linda semana pra você também!
      Abraços.

      Excluir
  8. Olá Nestor !!!!

    Adorei a postagem ! :D Parabéns pela linda horta, esta sua realização serve de exemplo para todos nós para ser aplicada em vários setores de nossas vidas :) Muitos de nós desistem de projetos e sonhos às vezes pela falta de persistência ou então desanima por causa do que as outras pessoas falam... Eu já fiz muito isso, e no fim só sobrou arrependimento...
    Todo projeto tem seus prós e contras, seus desafios, por isso não devemos desanimar ou deixar ao menos de tentar realizá-los ! se não fizermos isso, não conseguimos nada nesta vida :)
    Amei as fotos, parabéns e tudo de bom na criação do orquidário :D

    Grande abraçoooo e boa semana :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Samanta,
    O medo, a insegurança, a falta de confiança em nós mesmos, fazem com que engavetamos projetos e sufocamos lindos sonhos.

    Obrigado por sua visita.
    Abração.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.