Teoria e prática

Olá, no post de hoje, permitam-me expor algumas opiniões que tenho sobre teoria e prática. Você certamente já ouviu aquela frase bíblica do apóstolo São Paulo que diz o seguinte: "A Fé sem obras é morta." Não sou nenhum teólogo, mas traduzindo essa frase para a realidade hoje, uma das conclusões que podemos tirar é a seguinte: Não adianta você passar a vida toda rezando, orando por uma vida ou um mundo melhor se você não fizer a sua parte. Isso é válido para todos os setores de nossa vida.
O fato é que na teoria tudo é bem mais fácil, não é mesmo? É muito fácil  dizer "oi", "tudo bem?", expressar nossa opinião, falar, julgar, analisar alguém. Na prática é mais complicado, precisamos expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos e pregamos na teoria.

Na teoria não é difícil condenarmos alguém que tenha nos magoado ou nos cometido algum erro. Já na prática é difícil olharmos para nossos próprios erros, reconhecer, pedir desculpas e tentar fazer diferente.
Hoje em dia, teoricamente é muito fácil termos amigos, colegas, companhia de alguém. Na prática não é nada fácil sermos amigos em todas as horas, dizer sempre a verdade, com certeza e segurança.
Você pode dar um aperto de mão, um abraço, um beijo em quem você ama ou desejar... Na teoria isso é fácil, mas na prática, é difícil sentir aquela energia que é transmitida e que toma conta de nosso corpo quando estamos com a pessoa certa.
O mundo está cheio de gente com projetos, sonhos e boas intenções, ( há quem diga que o inferno também ). É fácil projetar-se todos os dias e sonhar todas as noites, no entanto, na prática, é difícil realizar nossos projetos e lutar por nossos sonhos.
Precisamos ter a noção exata de nossas vidas, ouvir mais a nossa consciência, parar de mentir para nós mesmos, esquecer um pouco as nossas teorias e praticar o que realmente interessa.

2 comentários:

  1. É uma verdade,de que adianta estar cheio de intenções e ficar só na teoria....
    Nestor,enviei um email pra você recebeu?
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Selma,
    Recebi. Respondido via e-mail.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.