Feedback com a solidão

Prezados leitores, para escrever este artigo, estive falando com a solidão. Somente eu e ela, e foi um papo legal. Pasmem, ela está em crise, ninguém mais quer saber da sua companhia. Conforme seus lamentos, as pessoas estão cada vez mais ocupadas, encontram amigos em redes sociais, boates, ruas, festas, ocupam seus dias com tudo quanto é tipo de atividades, e quando estão sozinhas, em vez de silêncio, reflexão, preferem ligar o som ou a tv, parece que todo o mundo tem medo de mim!
Não é bem assim, minha amiga solidão, as pessoas estão super-ocupadas sim, mesmo assim,  muitas sentem-se sozinhas no meio dos amigos, no grupo de trabalho, nas baladas e até em suas famílias. Eu pessoalmente, sou muito seu amigo, adoro me desligar do mundo, e ir ao seu encontro no meu mundo interior, aonde ficamos horas e horas sem encontrar ninguém e em perfeita harmonia.  E digo mais, não gosto de quem me rouba a sua presença, sem em troca me oferecer uma agradável companhia... É que minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas.

Segundo a psicóloga Mônica Griesi, quando falamos em solidão, a primeira idéia que nos vem à mente é de algo ruim, negativo, que nos traz apenas sofrimento, pois culturalmente aprendemos somente a valorizar a capacidade que temos de nos vincular e relacionar com as pessoas.
Ao contrário de que muitos pensam, solidão não é nos prescindirmos da companhia do outro, mas sim se trata de um estado de espírito, de algo interior que está relacionado com os vários sentimentos que o indivíduo carrega dentro de si, com sua percepção interna dos fatos e acontecimentos, que muitas vezes não condizem com a realidade externa.

Sendo assim, poderíamos dizer que a solidão nada mais é do que o medo que temos de nos deparar com a nossa própria companhia, seja pela falta de amor próprio, pela nossa crença no não merecimento ou o pavor de nos confrontarmos com o nosso vazio interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.